Como a atividade aquática pode ajudar no desenvolvimento das crianças?

Como a atividade aquática pode ajudar no desenvolvimento das crianças?

Sabemos como as brincadeiras e as atividades aquáticas realizadas dentro da piscina podem ser muito agradáveis a qualquer criança, especialmente as mais novas. Além da diversão, seus benefícios incluem a melhora da coordenação motora, e, por serem atividades aeróbicas, proporcionam uma circulação sanguínea intensa, gerando maior atividade respiratória e garantindo a saúde dos pulmões e do coração.

Além disso, atividades na piscina também podem melhorar a imunidade fisiológica, pois as crianças estão em contato constante com micro-organismos circulantes na água e no ambiente externo. Crianças a partir dos 6 meses de idade já estão prontas para aproveitar as atividades na piscina, já que, antes disso, elas podem sofrer recorrentes infecções de ouvido.

Quer conhecer melhor as vantagens de atividades aquáticas para o desenvolvimento das crianças? Então, continue lendo este post!

Atividade aquática: estimulação para bebês de 6 meses a 2 anos

As atividades aquáticas pra crianças dessa idade promovem o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo. Para tanto, o incentivo deve começar aos poucos, com a ajuda de brinquedos com cores, texturas e barulhos que estimularão a curiosidade e o desenvolvimento cerebral das crianças.

Nessa fase, é fundamental utilizar boias de braço, que garantem maior segurança para o bebê sem limitar seus movimentos. É interessante iniciar as atividades de mergulho de forma branda e gradual, com o passar dos meses, para não gerar ansiedade na criança. Essas atividades com brinquedos e os primeiros mergulhos aumentam a percepção sensorial e melhoram o condicionamento respiratório.

Benefícios para crianças a partir dos 2 anos

Nessa idade, as crianças já podem aprender propriamente os exercícios de natação. Agora já são capazes de interagir mais no ambiente aquático, pois sabem mergulhar e já arriscam pular para dentro da piscina.

E os benefícios imunológicos são efetivos: segundo alguns estudos, crianças a partir dos 2 anos que fazem natação podem apresentar menos infecções de garganta, sinusite e rinite, se comparadas às que não praticam esta atividade.

Benefícios para crianças acima dos 3 anos

Nessa faixa etária, os benefícios mais perceptíveis são o desenvolvimento muscular e aperfeiçoamento das técnicas do nado. Considerada uma atividade de alto gasto de energia, a natação também pode melhorar o apetite de crianças com dificuldade na alimentação e propiciar um sono tranquilo e reparador.

Vantagens da natação para pré-adolescentes

Além do desenvolvimento muscular, as atividades aquáticas na pré-adolescência podem fortalecer a circulação e a capacidade aeróbica, ajudar na recuperação de lesões e restabelecer a postura.

Nesse contexto, as brincadeiras na piscina costumam ser mais divertidas e necessitam de mais habilidades, como uma maior coordenação motora e capacidade respiratória (mais fôlego) além de estimular uma competitividade saudável e a socialização.

Vantagens das atividades na água para toda a família

Os adultos também podem usufruir dessa atividade de lazer junto com as crianças, melhorando a interação familiar. As atividades realizadas dentro da piscina costumam ser relaxantes e prazerosas, e em dias ensolarados podem ser a melhor opção para reunir a família e amigos e incentivar o contato social.

Como vimos, os benefícios das atividades aquáticas são diversos e podem estimular o desenvolvimento das crianças até a fase adulta. Por isso, quanto antes você começar, melhor!

Gostou destas informações? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp